Tempo de echarpes


Peças importantes da temporada, echarpes, xales, cachecóis e lenços estão na ordem do dia para todas as ocasiões. Quadrados, retangulares, estreitos, plissados, amassados, finos, mais grossos, criados em seda, algodão, malha, lã.

Os xales tiveram origem nos mantos usados por homens e mulheres na Antiguidade e se transformaram em xales no século XVII, na antiga Pérsia.

Denominados ‘shal’, eram usados apenas pelos homens, até o século XVIII, quando foram levados para o Ocidente. Os retângulos de 1m40 x 3m35, feitos em Cashemira, na Índia, com lã de pêlo de cabra do Himalaia, eram vendidos em leilões de luxo.

Admirados por sua leveza, esses xales indianos entraram na moda feminina e passaram a ser fabricados em Londres, com uma mistura de lã e seda.

A França levou muito tempo para aderir aos xales. A própria imperatriz Josephine os transformava em vestidos e almofadas.

Com a aparição da anquinha, que dava uma nova forma à silhueta feminina, os xales caíram em desuso em 1870 e ficaram esquecidos por anos e anos.

No começo do século XX, os xales foram reaparecendo pouco a pouco e, a partir dos Anos 40, jamais saíram de moda, sempre em várias versões como echarpes ou lenços.   







0 comentários:

Postar um comentário

 
MARILENE HANNUD © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects