A Moda dos Uniformes das Comissárias de Bordo






Refletindo os costumes e a moda de cada país ao longo da história.
Os uniformes das companhias aéreas hoje perderam o charme e o glamour do passado, tudo bem  que o momento é outro, mas creio que podemos viver momentos felizes dentro de uma aeronave quando o visual é mais leve e solto, e porque não dizer lindo mesmo.
É a  beleza dos uniformes que completa esta atmosfera e faz bem para os olhos e deixa a nossa viagem mais leve.
Como a arte emociona a nossa alma, a moda também quando é feita com Arte .


As empresas aéreas começaram a empregar comissários de vôo nos anos 1930, quando a aeronaves carregavam um número de passageiros suficiente para sustentar o serviço.




As primeiras comissárias eram enfermeiras,  contratadas para atender os passageiros e resolver eventuais problemas  de segurança  e de saúde dos mesmos.
 



Adotar uniformes simples, funcionais e feios para esses profissionais aos poucos  foram adquirindo a “personalidade” de cada empresa aérea. Algumas empresas chegaram a contratar estilistas famosos para desenhar seus uniformes,  os corredores das aeronaves acabaram virando passarela de MODA.
 
 
 
 
Nem sempre prevaleceu o bom gosto e a discrição hoje comum em quase todas as empresas atuais. Cores berrantes, estampados e saias curtas reinaram em algumas empresas e algumas épocas, refletindo os costumes e a moda de cada país ao longo da história.
 
 
 
 
O  estilista Emilio Pucci foi um dos maiores expoentes de moda dos corredores de aeronaves, e criou modelos exclusivos para a Braniff, uma empresa aérea americana, extinta 1982. Na foto abaixo, vemos dois modelos de uniformes  de Pucci, utilizados pela Braniff em 1967.
 
 
Os uniformes da Pan Am, da época era cor azul, parecidos com os uniformes atuais da empresa brasileira Azul.
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
MARILENE HANNUD © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects