O Que é Moda Sustentável?


A palavra “moda” Vem do latim modus, e significa “modo”, “maneira” e que tem sido utilizada como via de expressão e identificação .

Assim, o simples uso das roupas no dia – a dia ganha um contexto maior, político,social, e até ambiental.

Então – o que seria a moda sustentável?
Para responder a essa pergunta , temos que pensar em todo o processo de produção da indústria da moda; desde a utilização  de materiais orgânicos à valorização de mão de obra local, o que reduz a emissão de gás carbônico .

Utilização de produtos orgânicos sabe aquela sua camiseta de algodão ?  Você deve imaginar que ela é uma roupa ecologicamente correta, certo?

Saiba que para confeccionar uma camiseta de 200 gramas, na China, utiliza-se em média 160 gramas de agrotóxicos e que a maioria dos resíduos produzidos na fabricação da camiseta são despejados em rios. 

Falando em água... o processo de fabricação  de apenas uma calça jeans consome a mesma quantidade de água que uma pessoa precisa para viver durante um ano.

Para que sua camiseta de algodão seja realmente sustentável , ela deve ser feita em algodão orgânico , para produzi-lo é necessário evitar o seu contato com produtos químicos e substancias toxicas .

Em resumo – trata-se do reaproveitamento , reciclagem de matérias em fim de vida útil , transformando- os em algo novo.

Autor- Danilo Rocha
Pedagogo, graduado pela Universidade do Estado da Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
MARILENE HANNUD © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects