Marilene Hannud

Estilista entrou no mercado da moda há 30 anos, formada pela Faculdade Esmod de Paris, escritora do livro Mulher dos 15 aos 70 anos que conta a trajetória da vida da mulher através da moda.

Atualmente atua como Consultora de Moda e Assessoria de Imagem.

Indústria da moda: números e previsões para 2016

Um mercado em constante transformação e em franco e rápido crescimento. Em poucas palavras, é o que se pode dizer da chamada indústria criativa, que envolve diferentes segmentos de negócios, como consumo, cultura, mídias e tecnologia. É dentro desse pujante setor que o mundo da moda se insere, sempre inovando, criando empregos e chamando atenção do público. Para muitos, sua criatividade torna-o um gerador de receitas de imenso destaque na economia brasileira.

Divulgado no ano passado, o estudo “Mapeamento da Indústria Criativa” (saiba mais aqui), produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), aponta que 251 mil empresas formavam o setor em 2013, alta de 69,1% frente a 2004, quando havia 148 mil companhias. Ainda segundo o levantamento, estima-se que esse mercado movimentou R$ 126 bilhões naquele ano, ou 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional – em 2004 esse percentual era de 2,1%. No período analisado (2004-2013), portanto, o PIB da indústria criativa avançou 69,8% em termos reais, acima do avanço de 36,4% do PIB brasileiro.


Segundo a Firjan, a indústria criativa empregava 892,5 mil profissionais com carteira assinada até 2013, o que significa crescimento de 90% frente a 2004. No que se refere à remuneração, os trabalhadores do setor ganhavam, há três anos, salários bem acima da média nacional: R$ 5.422 contra R$ 2.073 (valores mensais), com destaque para os segmentos de “Pesquisa & Desenvolvimento” (R$ 9,9 mil), “Arquitetura” (R$ 6,9 mil), “TI” (R$ 5,3 mil) e “Publicidade” (R$ 5 mil). Apesar de ter um dos rendimentos médios mais baixos, com R$ 1.965, o mercado de moda apresentou, segundo o estudo, a maior evolução de 2004 a 2013, com aumento de 42,1%.

Com salário médio inicial de R$ 1,3 mil, mas que pode passar dos R$ 10 mil para os mais experientes, o mercado de moda e confecção promete mais 300 mil novos empregos até 2025, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Hoje, são 1,7 milhão de vagas diretas e 8 milhões contando com os indiretos. Desses, 75% são de mão de obra feminina, segundo a Abit.


Especialistas dizem que um assistente de estilo em uma empresa do setor de moda pode ganhar de R$ 1,3 mil a R$ 2,5 mil, enquanto um designer, de R$ 6 mil a R$ 7 mil. Já um diretor criativo tem uma remuneração na casa de R$ 10 mil e um consultor de moda de uma empresa de grande porte pode alcançar um salário de R$ 10 mil.

Perspectivas e estratégia
Não é novidade que o varejo é um dos mercados mais afetados pela crise econômica. Em 2015, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas caíram 4,3% frente ao ano anterior, no pior resultado da série histórica do instituto, iniciada em 2001. Apesar do resultado negativo, é inquestionável a relevância da indústria da moda para o setor varejista.

Números do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) corroboram a tese. Segundo a entidade, os mercados de moda e esportes foram responsáveis por 10,7% de toda receita líquida das 120 maiores varejistas do país em 2014 (ainda não há dados referentes a 2015), com um faturamento total de R$ 45 bilhões. C&A, Riachuelo, Casas Pernambucanas, Lojas Renner e Marisa (nesta ordem) foram os líderes em vendas.


Em volume, as vendas no varejo de roupas caíram 4,2% no ano passado ante 2014, apontam números divulgados pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), especializado em pesquisas e análises do setor têxtil e de vestuário. No total, o setor vendeu 6,217 bilhões de peças, volume inferior até mesmo a 2010, quando foram comercializadas 6,291 bilhões de produtos. Enquanto isso, a produção de roupas recuou 6% na mesma base de comparação.

Para 2016, mesmo diante do cenário de crise, a previsão é um horizonte mais azul. De acordo com projeções do IEMI, as vendas devem aumentar 0,8%. “É um crescimento vegetativo, mas positivo”, comentou o diretor do instituto, Marcelo Prado, em recente entrevista, acrescentando que a produção de roupas avançará 5,5%. A segunda previsão, segundo Prado, tem relação com a queda na importação de roupas por conta da escalada na cotação do dólar.

Como boa otimista que sou, acredito nas estimativas no IEMI. Na minha visão, temos no Brasil marcas consolidadas e reconhecidas pelo grande público, com um público fiel. O sucesso de eventos como o São Paulo Fashion Week ilustram o que estou falando. Além disso, com o dólar em alta, é muito provável que os consumidores prefiram comprar nas lojas de grifes brasileiras do que no exterior.


Ainda assim, as principais marcas do setor, como Arezzo, Osklen, Farme, Ellus, TNG, Riachuelo e C&A, entre outras, terão que se mexer para driblar a crise. Eu tenho algumas dicas para passar:

  1. Criatividade, seja nas criações, como no atendimento ao cliente;
  2. Marketing é investimento; não é custo;
  3. O mundo digital traz muitas possibilidades: e-commerce neles!
  4. Para encantar um cliente, não basta pensar nele, e preciso pensar como ele;
  5. Você não escolhe o cliente, é ele quem o escolhe;
  6. Na hora da compra, o que conta é a percepção do cliente, e não a sua;
  7. Se a sua empresa pensa diferente do mercado, mude a sua empresa.
BIS – Beleza, Inspiração e Simplicidade!
Marilene Hannud

(*) todas as fotos são reproduções da internet.

Uma ode à amizade

Na vida, amizade é tudo. Ter pessoas parceiras e de confiança, que realmente gostem de ti pelo que você é, é muito importante. Diria ainda que fazer amigos é uma das graças da vida, algo que não tem preço e que se guarda para sempre. A força da amizade vence todas as diferenças, fortalece qualquer tipo de laço, deixa lembranças inesquecíveis.


Muitas pessoas certamente entram e saem da sua vida, mas somente verdadeiros amigos deixam marcas no seu coração. Há amigos que escolhemos, existem aqueles que simplesmente aparecem do nada, outros que nos acompanham sob qualquer circunstância. 

Amizade não é receber, é dar. Não é magoar, é incentivar. Não é descrer, é crer. Não é criticar, é apoiar. Não é ofender, é compreender. Não é humilhar, é defender. Não é julgar, é aceitar. Não é esquecer, é perdoar. Uma coisa tenho certeza: amizade é clara manifestação de amor.

A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe, alguns tem o prazer imenso de descobri-la, mas, na verdade, não é todo mundo que reconhece. Quando é sincera, contudo, o esquecimento é impossível.  A maior glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, muito menos a companhia. Sua magia reside, com toda certeza, quando você descobre que alguém acredita e confia em você.


A verdadeira amizade deixa marcas tão positivas em nossas vidas que o tempo é simplesmente incapaz de apagar. Amigo de verdade é aquele que transforma um pequeno momento em um grande instante. É também uma luz que possibilita ao nosso dia a dia ficar mais colorido. Celebrar a vida é somar experiências e conquistas, e isso obrigatoriamente esbarra em acrescentar novos amigos.

Graças a Deus, ao longo de toda minha vida e carreira como profissional de moda, pude fazer uma ampla e variada coleção de amizades. São pessoas que sempre estiveram ao meu lado, incentivando-me a superar desafios, a vencer e a sempre ir mais longe.


Então, gostaria de usar esse post para prestar uma homenagem a essas pessoas que sempre estiveram ao meu lado, nos momentos bons e ruins, como um amigo deve ser. É tanta gente que valorizo a amizade e a parceria que fica até complicado elencar alguns nomes. 

Ainda assim, e espero não causar qualquer tipo de ciúme aqui (todos vocês moram no meu coração), vou me arriscar: Dudu Pacheco, Carmen Ruette, Sandra Tenolio, Marly Mansur, Eugenia Freuy, Ana Maria Boucinhas, Raquel Nepobuceno, Marlene Rito Nicolau, Regina Boni, Murilo de Sousa, Cesar Trevisan, Lili Vieria e Sheila Vonder.

A todos vocês, meu muito obrigado.

BIS – Beleza, Inspiração e Simplicidade!
Marilene Hannud

 
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