Retrospectiva 2015: erros e acertos

O ano de 2015 ficou para trás e podemos abrir 2016 fazendo uma breve retrospectiva sobre o que de melhor rolou no mundo da moda ao longo do ano passado. Neste sentido, numa avaliação mais geral, pode-se dizer que este foi o ano dos riscos fashion, alguns calculados, outros nem tanto.

Vários looks de celebridades, bem como de modelos nas passarelas mundo afora, estiveram, digamos assim, bastante ousados – para não falar outra coisa. Houve, contudo, muita gente (e, claro, seus estilistas) que acertou em cheio no visual. Em contrapartida, aconteceu um festival de erros monumentais, que acabaram entrando na galeria dos micos do ano, rendendo muita brincadeira na internet e nas redes sociais. Vamos, então, listar alguns desses momentos:

Para começar, temos que prestar uma homenagem à diva maior da moda mundial, Gisele Bündchen, que fez seu derradeiro desfile para a Colcci durante a edição de Primavera/Verão da São Paulo Fashion Week (SPFW), em abril. Ao lado de amigos e familiares, a musa não conseguiu segurar as lágrimas com tamanha emoção. Antes do desfile, um telão mostrou momentos marcantes da carreira da top.


Outro momento marcante foi o baile de gala do Metropolitan Museum of Art (MET) 2015, realizado em maio, em Nova York (EUA). O evento, promovido anualmente, tem ingressos milionários (custam inacreditáveis US$ 25 mil) e costuma marcar a abertura da nova exposição do Costume Institute, do MET. Falanges de celebridades, modelos e VIPs vão até lá para desfilar seus looks no red carpet do museu nova-iorquino, que só perde em prestígio – mas não em extravagância – para o tapete vermelho do Oscar.

Em 2015, o tema foi cultura chinesa, com a exposição "China: através do espelho", mas teve muita gente que não entendeu o recado. Por exemplo, alguém consegue esquecer o vestido longo e amarelo com que Rihanna apareceu por lá? É muito difícil, não é verdade? A cantora com certeza levou o troféu de look mais chamativo da noite, para usar um eufemismo. E com méritos, é bom ressaltar.


Desenhado pela estilista chinesa Guo Pei, a peça tinha uma cauda enorme, com detalhes bordados e peludinhos. A capa do vestido longo era forrada de pele e foi bordada com rolos e rolos de flora, levando dois anos para ser concluída. Cruel com qualquer pessoa, a internet não perdoou a ousadia de Rihanna, que virou brincadeira na mão dos internautas.


Quem surpreendeu no ano passado, dessa vez positivamente, foi outra estrela da música: Lady Gaga. Famosa pelos seus looks extravagantes, ela apresentou ao mundo uma versão mais comportada e consciente da moda. Com um lindo vestido volumoso do estilista parisiense Azzedine Alaia, Lady Gaga foi uma das celebridades que mais se destacou no red carpet do Academy Awards 2015, em Los Angeles.


Tendências

Os anos 70 pareceram ter voltado com tudo no ano passado. Não foram poucos os estilistas que criaram vestidos longos, com camurça e muitas franjas, a exemplo do que ocorria naquela época. Ao longo dos meses, outras tendências também estiveram nos holofotes, entre elas o tênis branco, que foi largamente usado, assim como as saias mídi e os tops ombro a ombro.  

O ano de 2015 também foi marcado por muita roupa esportiva, uso e abuso do jeans por parte das jovens e, claro, a polêmica gargantilha, que nos fez relembrar os agora distantes anos 90. Não podemos deixar de falar também da calça pantalona curta. Quem quis ousar, certamente usou. Uma coisa, contudo, é certa: a peça virou alvo de debate em todos os lugares, das ruas às principais maisons. Mas e o que você acha? Vale a pena arriscar ou não?

  
Vimos também ao longo de 2015 muitas celebridades e estilistas criando para conhecidas marcas do varejo. A C&A, por exemplo, trouxe a socialite Kim Kardashian para dar pitacos em uma de suas linhas lançadas no ano. Já a coleção de Lalá Rudge para a Riachuelo foi um hit tão grande que as roupas sumiram das prateleiras num piscar de olhos. Mundo afora, não foi diferente: a coleção da Balmain para a H&M foi um sucesso, assim como as criações de Rihanna (ela mesma!!) para a Puma.

BIS – Beleza, Inspiração e Simplicidade!

Marilene Hannud

(*) foto da Gisele Bündchen de autoria de Amanda Salles
(**) fotos de Rihanna do site www.purepeople.com
(***) foto de Lady Gaga do Getty Images
(****) foto de Lalá Rudge é divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
MARILENE HANNUD © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects