Não pense você que o São Paulo Fashion Week (SPFW) trata apenas de moda, tecidos ou lindas e lindos modelos. Há também espaço para o social. É impossível olhar os desfiles e não encher os olhos com os artesanatos que brilharam nas passarelas. É, sem dúvida, uma tendência que veio para ficar. Além da beleza, esse brilhante trabalho emprega centenas de pessoas, que com suas mãos habilidosas dão forma ao passado do nosso país, fazendo uma nova releitura do tricô das vovós e das famosas rendeiras nordestinas.
No SPFW pudemos ver que, no próximo inverno, a moda do tricô feito à mão é um dos hits da temporada. São roupas que podem ser usadas desde o dia a dia e o ambiente de trabalho até ocasiões informais e – por que não? – nos vestidos de festa. A chave desta temporada recém-finalizada tem confecção 100% artesanal e tramas soltas, o que trouxe uma boa dose de despretensão sofisticada muitos dos looks que usaram essa combinação.
Associado a um tingimento natural, o chamado handmade tem como objetivo criar uma moda totalmente sustentável. O primeiro, por exemplo, é uma arte milenar que antecede registros escritos, que ganhou força durante a Idade de Bronze. Na época, os corantes eram produzidos a partir de plantas e frutas. O vermelho, por exemplo, era obtido por meio de raízes, o azul de folhas e o amarelo dos estigmas da planta açafrão.
Emprego e renda
Durante o SPFW foi muito bacana ver a coleção de Fernanda Yamamoto, que usou o trabalho de rendeiras da Paraíba nos looks que apresentou. É possível, portanto, falar aqui em moda um gerador de renda, empregos e oportunidade para centenas de mulheres.
Para dar vida à coleção, a estilista realizou visitas frequentes à região do Cariri paraibano, mais especificamente nas pequenas cidades de Camalaú, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e São João do Tigre. A visita de Fernanda tinha apenas uma razão: encontrar mãos habilidosas nas associações e cooperativas locais. O sucesso foi duplo: além de encontrar e envolver 40 artesãs no trabalho de desenvolvimento das roupas que apresentou na semana de moda paulista, Fernanda criou peças belíssimas.
Em entrevista durante a SPFW, Fernanda disse que a personalidade das paraibanas está presente em cada ponto de sua coleção de inverno. “Meu primeiro contato com elas foi marcante. Conheço o Brasil, São Paulo e é tudo diferente das minhas experiências. Existe uma força por trás de cada uma delas. Foi muito revelador, por isso surgiu essa vontade de descobri-las, entendê-las e mostrar isso ao mundo aliado ao trabalho que já desenvolvo”, comentou.
Fernanda Yamamoto fez um desfile impecável, com peças ousadas |
Estilista e consultor criativo, o paraibano Romero Sousa foi quem apresentou à Fernanda a riqueza presente no Cariri paraibano. Desses contatos saíram a inspiração para que ela colocasse essas inovações em sua coleção de inverno apresentada na SPFW. Em recente entrevista, Romero ressaltou que trabalho mexia com a emoção. “Temos trocado muita experiência neste intercâmbio cultural e, com certeza, vai ser perfeito o resultado, pois além da disciplina das artesãs, a Fernanda é focada, centrada e especialista na riqueza de detalhes”, disse.
Não foi apenas Fernanda que usou e abusou do tricô durante o SPFW. Outros estilistas consagrados, como Ronaldo Fraga, também utilizaram. Grifes como Iódice e Lolita também apresentaram belas peças com tricô. Então, não resta dúvida que o tricô veio para ficar.
* Fotos de Alexandre Shneider
Marilene Hannud
0 comentários:
Postar um comentário