Não
se assustem, nem sempre é para comprar. Muitas vezes é só para ficar andando
pelos corredores e conhecendo os produtos de toda parte do mundo que são
vendidos por lá...
Mas, vamos por partes. A Grande Épicerie de Paris faz parte do Le Bon Marché
(loja de departamentos ao estilo da Galeries Lafayette, só que mais exclusiva e
com apenas uma loja na cidade). Elas ficam uma ao lado da outra no bairro de
Saint German des Près.
Le Bon Marché é o department store mais sofisticado de Paris. Construído em 1869 pelo arquiteto Alexandre Leplanche, ele foi o primeiro prédio da França à utilizar a estrutura metálica de Gustave Eiffel. Para a época, foi uma arquitetura revolucionária e quando o prédio ficou pronto, em 1887, estava criada a loja de novidades mais vasta do mundo.
Zola,
quando escreveu Au Bonheur des Dames, teve como modelo Le Bon Marché.
As parisienses o preferem porque é mais confortável, mais vazio, os turistas apressados não chegam até lá. Ele reúne tudo o que tem de melhor da moda e da decoração. Mas, na minha opinião, o que o Bon Marché tem de maravilhoso é a épicerie. A Grande Épicerie de Paris propõe mais de 5000 produtos diferentes, selecionados nos quatro cantos do mundo. Os produtos são comprados todos os dias: mais de 200 queijos, peixes frescos, frangos de Bresse, tudo diretamente do produtor.
Atenção: Os macarons estão entre os melhores de Paris.
Você pode almoçar ou fazer um lanche na Grande Épicerie de Paris. Em um dos ângulos deste vasto mercado existe um espaço pic-nic que oferece saladas diversas, sopas e uma escolha de dois pratos quentes preparados na hora, diante do cliente. Tudo com a qualidade Bon Marché. Come-se em mesas coletivas e está sempre lotado. Tudo é delicioso. Se você quiser um lugar, chegue antes das 12h ou depois de 14h.
La Grande Épicerie não fica no prédio do Bon Marché, mas no prédio ao lado. Basta atravessar a rua e o endereço exato é 38 Rue de Sèvres 75007 Paris.
Por fora, ela pode até passar despercebida, mas por dentro é o sonho de consumo de todo e qualquer gourmet! Você começa pela parte de verduras...
Aí
passa pela padaria, açougue, peixes, etc. No meio disso, tudo tem uma
prateleira refrigerada recheada com vários tipos de foie gras.
Enfim, um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de cozinhar! Imperdível!
Uma sugestão: Sei que os brasileiros e brasileiras católicos gostam muito da Nossa Senhora da Rue du Bac. Após a igreja, entrem no Bon Marché e em seguida façam uma refeição na Grande Épicerie. Vocês estarão fazendo um programa muito parisiense.
Fim
do ano, devido ás festas , os meses de novembro e dezembro correspondem a
40% das vendas do Bon Marché.
24 rue de Sèvres 75007 paris – metro Sèvres Babylone.
0 comentários:
Postar um comentário